03 abril 2008

Depende do ponto de vista

“Depende do ponto de vista!”

Essa é a frase que, muitas vezes, ouvimos quando discutimos algum assunto em nossos dias, fruto do pensamento pós-moderno que abriu mão dos absolutos e encara todas as coisas como relativas. “Tudo é relativo”, dizem alguns.

Desse modo, temos a verdade de fulano, a de beltrano e tantas mais verdades quanto forem necessárias.

Necessárias a quê? Necessárias à circunstância em que estamos vivendo. A melhor “verdade” é aquela que apóia a minha prática, o meu pensamento.

O interessante (e triste) é que esse pensamento influenciou até o mundo da fantasia. Por exemplo, aqueles que assistiam aos antigos filmes do Zorro são testemunhas de que ele era um grande herói quando estava mascarado, e um cidadão respeitado na sociedade (Dom Diego) quando estava sem a máscara. Ele era bom, com e sem a máscara.

No filme exibido em 1998, a história já é outra. Com a máscara, Zorro é um herói pronto a defender a causa dos necessitados, mas, sem a máscara, ele é um ladrão. Perguntamos então: Ele é bom ou mau? “Depende do ponto de vista...”, seria a resposta.

Fico a pensar numa das frases ditas por Jesus na oração sacerdotal: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). Para Jesus, a verdade absoluta é a Palavra de Deus, e nela temos A Verdade e não “pontos de vista”.

Não existe, portanto, a verdade da Igreja Presbiteriana, a verdade da igreja tal, a verdade daquela outra igreja. O que existe é a verdade bíblica, e esta deve ser buscada fielmente através do sério estudo das Escrituras a fim de sermos santificados por Deus. A Bíblia não tem vários significados, mas o significado pretendido pelo escritor de cada um de seus livros.

Infelizmente, a frase de Jesus cai muitas vezes em ouvidos que se fazem de surdos e que acabam achando que todos têm razão, afinal de contas, não importa em que cada um crê (depende do ponto de vista...), o que importa é ter Jesus. Será?

Creio que não é isso que o Senhor pensa de sua própria Palavra. Que Deus nos livre também desse pensamento!

4 comentários:

Anônimo disse...

Logo que conheci o Rev. Milton Jr. aprendi adimirá-lo, principalmente, por sua objetividade. Nesse artigo ele vai direto ao ponto crucial daquilo que tem se tornado uma das maiores ameaça à igreja e à pregação do Evangelho: O relativismo, e por conseguinte vem a expressão e o comportamento do "depende do ponto de vista."
Rev. Milton, continue firme nesse propósito de alertar o povo de Deus.
Rev. Raimundo Soares

Milton Jr. disse...

Rev. Raimundo,
Obrigado pelas palavras de carinho e incentivo.
grande abraço,
Milton Jr.

Gerarde disse...

Nao estou aqui pra dar respostas.... Pois, comecei esta pesquisa com a pergunta! Mas, analisando seus comentarios pude ver um equivoco. Acho que a relatividade existe e foi Deus que nos deu.
Um exemplo simples dois obicervadores um na plstaforma de um trem qualque e o outro sentado no msm. Os dois analizando i movimento de uma determinada pessoa ou no trem ou na estacao terao visoes completamente diferentes em relacao a verdade da perfunta!
Esta pessoa esta parada ou em movimento?

Milton Jr. disse...

Caro Gerarde,
O problema se dá quando os observadores estão no mesmo lugar e têm visões diferentes... esse é ponto do post.
Obrigado pela visita.