10 abril 2008

Elas testificam de mim

“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim (Jo 5.39).

Nesta passagem, o Senhor Jesus afirmou aos fariseus que examinavam as Escrituras que elas testificavam a respeito dele.

Quando queremos conhecer uma pessoa, precisamos nos dedicar aos seus interesses, procurar sua companhia e estar prontos a nos identificar com suas preocupações. No caso do Deus Trino, isso se dá através da Palavra.

Não se pode conhecer o Deus da Palavra de forma correta se não tivermos um conhecimento correto da Palavra de Deus. É pela Palavra que o Senhor se revela a nós. A Escritura é a voz de Deus falando ao seu povo.

O conhecimento correto vai influenciar toda a nossa vida, inclusive a nossa adoração. O conhecimento de Deus não é um fim em si mesmo, mas deve nos levar à prática daquilo que aprendemos dia a dia, pela iluminação do Espírito Santo.

De nada vai adiantar conhecer bem a Escritura, a doutrina, a teologia se isso não tiver efeito prático em nossa vida. As palavras de Jesus no texto acima não deixam dúvidas sobre isso. Os fariseus examinavam as Escrituras e certamente a conheciam, mas, a despeito desse conhecimento, não iam a Jesus para ter a vida eterna.

Mas será mesmo que a Escritura é de fato uma fonte confiável pela qual podemos realmente conhecer a Deus? Temos a resposta na carta de Paulo a Timóteo: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a Educação na justiça (2Tm 3.16).

Segundo Paulo, a Escritura é totalmente inspirada por Deus, ou seja, o autor primário da Bíblia é o próprio Deus. Por isso podemos crer que nela não existem falhas ou contradições. A Escritura é infalível.

Se queremos ter mais intimidade com o Senhor, devemos nos deter cada dia mais no estudo da Palavra. É na Palavra, e somente nela que temos o ensinamento correto sobre o nosso Deus e sobre sua vontade. Rejeitamos qualquer outra “revelação” que não seja a Escritura Sagrada.

Devemos, portanto, meditar na Palavra de dia e de noite tendo o cuidado de fazer tudo quanto nela está escrito (Js 1.8). Guardando a Palavra no coração agradamos ao nosso Senhor e pecamos menos contra ele, afinal, foi ele mesmo que afirmou: “As Escrituras... testificam de mim”.

0 comentários: