20 abril 2008

Entrando em forma

Muito se fala em nossos dias a respeito da saúde. Revistas, artigos e livros acerca de como manter uma vida saudável são muito procurados e as academias estão cada dia mais cheias de pessoas querendo “entrar em forma”.

Vivemos na época da chamada “geração saúde” e, enquanto escrevo isso, me vem à mente um programa de humor onde uma personagem tinha como lema: “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa.”

É bem verdade que a saúde é muito importante e devemos nos preocupar com ela, mas será que isso é o mais importante em nossa vida?

Escrevendo a Timóteo, o Apóstolo Paulo recomenda no capítulo 4 de sua primeira epístola: “Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” (1Tm 4.7b, 8). Para Paulo, o importante mesmo é a piedade.

Não estou querendo dizer que não devemos dar valor ao exercício físico. Paulo não diz que ele não presta para nada e sim que é “pouco proveitoso”. O apóstolo faz um contraste mostrando que o exercício físico tem a ver com o aqui e agora, mas o exercício espiritual é sobremodo excelente, pois tem a ver com o aqui, o agora e também com o que há de ser.

Paulo fala sobre “exercitar-se na piedade” para mostrar que a piedade não é natural no homem, mas deve ser buscada dia a dia. Ele já havia comparado a vida do cristão à vida de um atleta quando disse: “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.” (1Co 9.25)

Do mesmo modo que um atleta tem de treinar muito para superar-se e chegar a marcas melhores a cada dia, o cristão tem de exercitar-se na piedade, isto é, buscar uma vida santa a fim de ser tornar cada dia mais parecido com o Senhor.

Preocupemo-nos, portanto, com a nossa saúde física, mas acima de tudo, com a nossa saúde espiritual. Exercitemos o físico, mas principalmente, exercitemos a piedade através da leitura e prática da Palavra e através da oração, para a glória de Deus.

0 comentários: