06 abril 2008

Conhecendo a Deus

“Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus” (Jo 4.22).

Ao conversar com a mulher samaritana, Jesus faz uma grave afirmação. Ela adorava quem não conhecia. Quando olhamos para esse texto, devemos também pensar seriamente sobre nossa vida cristã e sobre o nível de maturidade e conhecimento do Senhor que temos.

Conhecer a Deus da maneira correta, isto é, como ele se revela em sua Palavra, deve ser o alvo de nossa caminhada cristã. Porém esse conhecimento não é somente saber muito sobre teologia ou explanar bem sobre qualquer assunto bíblico, mas, sobretudo, ter uma vida de relacionamento íntimo com ele aplicando as verdades reveladas nas Escrituras em nossa vida. O povo de Israel foi duramente repreendido pelo Senhor justamente por esta falta de conhecimento. No livro de Isaías lemos: “O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende” (Is 1.2).

O verdadeiro conhecimento de Deus é muito importante principalmente em nossos dias, quando as pessoas dizem crer em Deus, mas não têm idéia alguma sobre o objeto de sua fé ou que diferença essa crença nele poderá causar. O conhecimento de Deus, de seus atributos, nos faz descansar em sua soberania sabendo que, aconteça o que acontecer, ele está no comando.

Quanto mais conhecemos a Deus, mais nos conscientizamos de nosso estado pecaminoso e mais reconhecemos que necessitamos de sua misericórdia, e que essa misericórdia é a causa de não sermos consumidos.

Entretanto, uma coisa deve estar bem clara em nossa mente a fim de não nos ensoberbecermos: só podemos conhecê-lo porque ele decidiu revelar-se a nós. Todas as nossas ações em relação a Deus derivam de uma ação primeira efetuada pelo Senhor. “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros...” (Jo 15.16); “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” (1Jo 4.19). O Senhor Jesus foi bem claro ao ensinar seus discípulos: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” (Jo 16.13-14).

Conhecer a Deus é conhecer a Cristo (“Quem me vê a mim vê o pai” Jo 14.9) e essa deve ser a mais alta prioridade na vida de cada ser humano. Busquemos esse conhecimento com todo o coração, com toda força e com todo entendimento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Rev. Milton. Esse é um assunto de grande relevância e urgência nas Escrituras. O desastre de Israel tem sua origem exatamente nesse ponto: “Castigá-la-ei pelos dias dos baalins, nos quais lhes queimou incenso, e se adornou com as suas arrecadas e com as suas jóias, e andou atrás de seus amantes, mas de mim se esqueceu, diz o SENHOR.” (Os 2.13)
“Ouvi a palavra do SENHOR, vós, filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento.” (Os 4.1); “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” (v. 6); “Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.” (Is 5.13).
“O seu proceder não lhes permite voltar para o seu Deus, porque um espírito de prostituição está no meio deles, e não conheceram ao SENHOR.” (Os 5.4).

Este é um histórico breve levantado por Oséias. O que poderíamos dizer de nossas igrejas? Deus não poupou o seu povo porque a ignorância os conduziu à corrupção. E a igreja atual, onde vai parar?

Abraços e parabés pelo blog,
Mauro F.F.

Milton Jr. disse...

Mauro,
Obrigado pela visita.
Suas citações dos textos de Oséias comprovam que, de fato, a derrocada da igreja começa justamente com o abandono da Palavra. Que o Senhor tenha misericórdia de nós.

um grande abraço.