09 março 2008

Igreja: Para a glória de Deus ou para o entretenimento do homem?


Lendo um livro do Pastor John MacArthur Jr., uma frase me chamou a atenção: “No ‘show business’ a verdade é irrelevante; o que realmente importa é se estamos ou não sendo entretidos”.

Infelizmente tem sido assim também com a igreja evangélica. Olhando para a realidade da igreja de nossos dias, podemos parafrasear MacArthur e dizer que “em muitas igrejas a verdade é irrelevante; o que realmente importa é se o povo está ou não sendo entretido”.

A igreja absorveu a cultura do entretenimento e, por causa disso, acaba por negociar princípios. O que importa é que as pessoas sintam-se bem. Se alguma coisa incomoda, é retirada, ainda que seja essencial ao culto. Em contrapartida, são incluídas práticas que nem de longe fazem parte da adoração cristã, simplesmente para agradar àqueles que vão à igreja. O homem tomou o lugar de Cristo no centro do culto.

Não se tem parado para pensar se o que está sendo incorporado à igreja é sagrado ou secular. O que importa é ter a igreja abarrotada de pessoas, ainda que não se interessem por adoração e pregação, pois, afinal de contas, ir à igreja “é bom”, “é divertido” e “distrai”.

A conseqüência de tudo isso é que hoje vemos nos púlpitos “animadores de auditório” preocupados com o bem-estar daqueles que “os assistem”. Pecado é palavra proibida em muitas igrejas, pois “fere” aqueles que estão no auditório.

Devemos resgatar a pureza da pregação bíblica. A mensagem bíblica, longe de ser uma mensagem que diz ao homem que tudo será bom (e é isto que muitos têm pregado), é a mensagem de Cristo, que diz que aquele que quer segui-lo deve negar-se e tomar a sua cruz. Igreja não é lugar de diversão, mas um local onde se adora o Senhor em Espírito e em verdade, reconhecendo nossa pequenez diante de Deus e sua misericórdia sobre nossas vidas.

Procuremos, portanto, agradar ao CRIADOR ao invés da criatura, pois para isso fomos criados.

2 comentários:

Alex Maquiavel disse...

Com certeza esse é um problema crescente entre as igrejas "evangélicas" de hoje. Já é necessário que se levante novos "Luteros" para quebrar essa arma do diabo que se alastra como se fosse verdade, mas que vem inflar o ego de pecadores que estão indo a passos largos pelo caminho da perdição!
Precisamos pregar que Cristo é o único caminho, a única verdade e o único meio pelo qual obtemos a vida verdadeira!!

Sem a cruz não há salvação!

Alexandre

Milton Jr. disse...

Caro Alexandre,
Obrigado pela visita.
De fato, o problema só tende a crescer mais. As igrejas tem se preocupado mais em entreter os seus "expectadores" que em agradar ao seu Senhor. Sem a mensgaem da Cruz pregada de forma fiel não há possibilidade de salvação.

Grande abraço.