05 março 2008

Obediência - a chave para a salvação

Quando Deus criou o homem, criou-o servo. Nessa condição, por meio da obediência ao seu Senhor, o homem permaneceria sendo abençoado no relacionamento pactual e gozaria sempre da comunhão com Deus.

A desobediência dos nossos primeiros pais foi a causa da nossa ruína. Quando Adão e Eva tomaram do fruto proibido, selaram a sorte da humanidade e, a partir daí, todos nascem, por natureza, desobedientes aos preceitos do Senhor.

Com a desobediência a Deus, o homem continuou sendo servo, porém, agora, do pecado. A despeito disso, o Senhor continua requerendo obediência à Lei para que alguém alcance a salvação. Desta forma, ninguém pode chegar à salvação por suas próprias forças, pois o homem não consegue mais ser obediente aos preceitos santos do Deus Todo-Poderoso, sendo impossível a ele se libertar de sua servidão ao pecado.

A Escritura, porém, nos traz uma ótima notícia. Diz-nos o apóstolo Paulo que “na plenitude do tempo, Deus enviou seu filho ao mundo, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (Gl 4.4,5). Cristo Jesus, o filho de Deus, cumpriu toda a Lei requerida por Deus para proporcionar salvação ao homem, que era incapaz de obedecer a esses preceitos.

Pela obediência de Cristo, todos aqueles que se arrependem dos seus pecados e confessam o seu nome podem novamente ter paz com Deus e, como servos do Senhor, cumprir sua vontade com o auxílio do Santo Espírito.

O apóstolo Paulo ensina essa nova realidade na Epístola aos Romanos: “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça” (Rm 6.17,18).

Eis a condição daqueles que creram em Cristo: servos da justiça! É necessário que, como servos que foram resgatados, nos esforcemos para conhecer e obedecer à vontade do Senhor, revelada nas Escrituras.

Nossa salvação é pela graça, mediante a fé em Cristo, mas ele só pode nos oferecê-la de graça porque “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2.8).

Sejamos obedientes à Palavra de Deus, não para conseguir salvação, mas para honrar o Senhor, que nos salvou cumprindo toda a Lei.

0 comentários: