28 junho 2013

O que estará (está) em jogo no próximo domingo (hoje)?

jogo x cruz

Qualquer um que gosta de futebol, como eu, tem a resposta na ponta da língua: O título da copa das confederações!

O brasileiro, de modo geral, ama o futebol. Somos até reconhecidos como o país do futebol, apesar de o esporte nem ter sido criado aqui. As conversas futebolísticas ganham espaço no dia a dia do povo e, apesar de dentro de campo muitas oportunidades serem perdidas “na cara do gol”, o mesmo não pode ser dito em relação à oportunidade de fazer gozações com os torcedores do time perdedor, o que, para um cristão, já pode ser bastante inconveniente dependendo da proporção e da forma com que são feitas as “brincadeiras” (Fp 4.8; Ef 5.3,4).

Mas domingo hoje será diferente! Domingo Hoje não haverá disputas entre as torcidas nacionais, pois o jogo é da seleção brasileira, a “pátria de chuteiras”. A vontade de ver a seleção em campo é tamanha, a ponto de, num momento em que o país está de olho nos políticos e promovendo passeatas por qualquer causa que seja, manifestações que tinham sido marcadas para o horário do jogo terem sido remarcadas para somente depois que acabasse a semifinal jogada pelo time canarinho, como foi o caso aqui de Vitória.

Todos queremos ver a seleção em campo, mas a final está marcada exatamente para domingo, Dia do Senhor e, se não bastasse isso, no horário em que as igrejas se reúnem para prestar o culto àquele que é digno de toda honra, glória e louvor, o Deus da nossa salvação, revelado por meio de Cristo Jesus, o nosso Redentor.

Diante disso, domingo hoje, para os cristãos, estarão em jogo coisas muito mais importantes do que a copa das confederações, como nossa devoção e nosso testemunho.

1º) Devoção – Foi o Senhor Jesus quem afirmou que onde estiver o nosso tesouro, ali estará também o nosso coração (Mt 6.21). Ele também foi enfático ao dizer que não é possível servir a dois senhores, pois, fatalmente, se odiará a um e amará o outro ou se desprezará a um e se dedicará ao outro (Mt 6.24). Em suma: Ou servimos a Deus ou servimos aos ídolos.

Eu sei que nesse texto o Senhor falava sobre o dinheiro, mas o ídolo está caraterizado quando qualquer coisa ou pessoa assume o lugar de Deus em nossas vidas e é o alvo de nossas prioridades, por isso, vale também para o futebol.

A essa altura alguém pode indagar: “mas isso não é muito legalismo? Não é melhor mudar o horário do culto?” E eu já respondo dizendo que se o Senhor fosse mesmo a razão do nosso viver, aquele que ocupa o primeiro lugar em nosso coração e a maior das nossas prioridades não haveria, sequer, essa cogitação. Haveria o entendimento de que o Dia do Senhor e o culto prestado a ele nesse dia são inegociáveis.

Infelizmente, porém, não serão poucos irmãos, Brasil à fora, que optarão em prestigiar a seleção em vez de, juntamente com o povo de Deus, prestar o culto que lhe é devido.

2º) Testemunho – Estará em jogo também o nosso testemunho. Pense em um contrassenso! Proclamamos aos homens que Deus é o único digno de glória, honra e louvor. Afirmamos que não há nada mais importante do que nosso relacionamento com ele e, por isso, chamamos os pecadores ao arrependimento. Entretanto, ao colocar um jogo de futebol, ainda que da seleção brasileira, como prioridade em nossa vida, acabamos por negar com os atos aquilo que tanto declaramos. A mensagem que fica é: O Dia do Senhor e o culto ao seu Nome são importantíssimos, desde que não haja jogo da seleção brasileira (isso vale também para tantos outros motivos que temos para não guardar o Dia do Senhor).

Jesus disse a seus discípulos: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.” (Mc 8.34-35). Se você não está disposto a abrir mão de um jogo de futebol por amor a Cristo, estaria disposto a perder a vida? Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Pra terminar...

Por último é preciso mencionar também que NÃO estará em jogo a sua salvação. Ela foi concedida por graça, mediante a fé em Cristo Jesus que venceu a morte e nos justificou diante do Pai. Ainda que você peque quanto à sua adoração e ao seu testemunho, preferindo um jogo à reunir-se para adoração no domingo hoje, se já foi salvo, não perderá a sua salvação.

Contudo, é preciso lembrar também que nossas escolhas podem revelar se, de fato, já fomos salvos ou se já entendemos a seriedade do nosso chamado, por isso, como exortou Paulo aos coríntios, é preciso examinar-nos a nós mesmos se realmente estamos na fé e provar-nos a nós mesmos (Cf 2Co 13.5).

Podemos, no próximo domingo hoje, demonstrar que, de fato, amamos o Senhor de todo nosso coração, alma e entendimento e testemunhar aos homens que, ainda que gostemos de futebol e torçamos por nossa seleção, nada se comprara ao prazer e a alegria de estar na casa do Senhor reunidos com o seu povo para prestar o culto a ele devido.

5 comentários:

Rev. Ageu Magalhães disse...

Caro Rev. Milton, parabéns pelo texto. Gostei especialmente do trecho que fala da disposição de perder a própria vida, mas não o jogo...

Um abraço,
Ageu

Lucas Quaresma disse...

E pior do que isso, muitos possivelmente estarão no culto, mas com a cabeça no jogo, algo que também demonstra(mas só para nós mesmos) onde DE FATO está nosso coração. Não adianta de nada estarmos no culto, preocupados com o que acontece fora dele.
Ótimo texto Milton!
Que Deus nos guarde do(talvez) pecado mais frequente e dissimulado de nossos corações: a idolatria.
um grande abraço!

Ewerton B. Tokashiki disse...

Boa reflexão meu irmão! Compartilhando.

Roberta Lilian disse...

Alguém faltou o trabalho para assistir algum jogo? Se tivesse faltado, com certeza sofreria uma grande punição. Será que um Deus tão zeloso em seus mandamentos também não se indignaria com esta situação?
Parabéns, Pr.Milton, pelo texto!
Roberta - Botucatu

Leopoldo disse...

Milton, vale lembrar que mesmo não perdendo sua salvação, o Senhor corrige aquele que ama. Além de corrigir, ele nos molda ao caráter de Cristo. Ou seja, se você não der preferência para Deus, então estará apto a ser "moldado"!