27 dezembro 2008

Um Belo Pedido

open_bible Diante da oferta de Deus: “Pede-me o que queres que eu te dê“ (1Re 3.5b), Salomão prontamente pediu ao Senhor que lhe desse um coração compreensivo para julgar o povo, para que prudentemente discernisse entre o bem e o mal.

Que belo pedido o de Salomão! Deus se agradou de Salomão por ele ter pedido tal coisa e concedeu-lhe “um coração sábio e inteligente”.

Em nossa vida também necessitamos de sabedoria. Mesmo sendo informados pela Bíblia de que nunca haverá alguém tão sábio como Salomão, podemos e devemos buscar a sabedoria que vem de Deus. Em sua epístola, Tiago afirma: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus que a todos dá liberalmente” (Tg 1.5).

A sociedade em que vivemos costuma confundir as coisas. Um aluno que tira as melhores notas é chamado de “sábio”, ainda que não demonstre nenhuma sabedoria em seu relacionamento com os outros. Um político, que se apropria do dinheiro alheio, muitas vezes é tido por “sabido”. Essas coisas nada têm a ver com a sabedoria bíblica, antes, tem a ver com inteligência e astúcia.

Mas o que a Bíblia ensina sobre sabedoria? Lemos em Jó 28.28: “Eis que o temor do Senhor é a sabedoria.” Que grande pista temos aqui! Para Jó, um homem sábio é aquele que teme ao Senhor. Temer ao Senhor é respeitá-lo, mas também é ter medo.

A palavra usada na Septuaginta (tradução grega do Antigo Testamento) para “temor” é muito conhecida por nós, é a palavra “fobia”, ou seja, medo. Mas em que consiste esse medo? Em ter medo de contrariar a sua vontade, pois, “horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hb 10.31).

À vista disso, vejamos o que diz o Salmo 19.7: A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.” A palavra “testemunho” usada aqui também se refere à Lei de Deus. É a Lei, a Palavra de Deus, que dá sabedoria.

Podemos afirmar então que, biblicamente, sabedoria é conhecer e fazer a vontade de Deus. É isso que devemos buscar. Obedecendo às Escrituras, teremos sabedoria para nos relacionar com o próximo, para criar os filhos, para o relacionamento conjugal e para todas as outras áreas de nossa vida.

Sabedoria não tem a ver com inteligência nem, tampouco, com astúcia, mas com a observância da Palavra do Senhor.

Senhor, dá-nos sabedoria! Façamos também esse belo pedido.

0 comentários: