18 novembro 2008

Você quer ir para o céu?

scadacéu Você quer ir para o céu? Calma, não se apresse em responder. A pergunta é para pensarmos um pouco a respeito do assunto.

Quando essa pergunta é feita e é mostrado o sofrimento que haverá no inferno e o gozo que existirá no céu, rapidamente a resposta é: “É claro que eu quero ir para o céu.”

A grande questão envolvida é se queremos isso porque amamos o Senhor e queremos viver em santidade, ou se simplesmente queremos ir para o céu por medo do inferno.

Digo isso porque o céu não é lugar para pessoas que têm medo do inferno, mas, sim, um lugar para pessoas que amam viver em santidade, de acordo com a vontade Revelada de Deus.

Noto que, quando se fala sobre o céu, os pregadores têm mostrado apenas um lado da questão. Só falam a respeito da paz, da felicidade, da harmonia que teremos na vida futura, mas muitos têm se esquecido de dizer que para ir para o céu devemos buscar uma vida santa, separada do mundo.

De nada adianta dizer que queremos ir para o céu e viver dissolutamente. Não é possível ir para lá sem arrependimento, sem abandono do pecado, sem santificação. A Bíblia nos informa que devemos seguir “a santificação, sem a qual ninguém verá ao Senhor” (Hb 12.14).

Jesus disse certa vez: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lc 9.23), este é o preço da vida com Deus. Foi o mesmo Jesus que também afirmou: “Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa acha-la-á (Mt 16.25). A vida dos que querem ir para o céu é uma vida de negação do ego; é perder para ganhar.

Voltemos à pergunta do início: “Você quer ir para o céu?”, ou melhor, mudemos um pouco a pergunta: “Você ama o céu?”

Se buscamos uma vida santa, separada por Deus para as boas obras, se temos prazer na Lei de Deus, se buscamos diariamente ser mais perecidos com Cristo Jesus, certamente amamos o céu e queremos ir para lá; porém, se nada dessas coisas importa e o que queremos mesmo é fugir do inferno por ter medo do sofrimento que haverá lá, devemos repensar a resposta. Quem não tem prazer na santidade não se sentiria bem no céu se pudesse ir para lá.

0 comentários: