22 novembro 2008

Cuidado com os buracos na pista

almancil_01 Como resultado das últimas chuvas que caíram aqui em Vitória, multiplicaram-se os buracos nas ruas e avenidas. Em uma reportagem de um jornal local, na semana que passou, os motoristas foram exortados a tomar cuidado, pois os buracos poderiam causar acidentes e avarias nos veículos que circulam todos os dias pelas ruas de Vitória. Por causa de um único buraco o prejuízo pode ser muito grande.

Fiquei a pensar que os servos de Deus também devem ter muito cuidado com os buracos na pista, mas, neste caso, já não estou mais tratando do prejuízo financeiro causado pelas avarias nos veículos. Refiro-me ao que exortou o apóstolo Pedro: “Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-os em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1 Pe 2.11,12).

A Palavra de Deus ensina que somos peregrinos neste mundo, ou seja, estamos aqui de passagem, rumo à Cidade Celestial. Nessa nossa viagem, muitos são os “buracos” que se apresentam pelo caminho. As paixões carnais, segundo o que podemos perceber nas palavras de Pedro, são um grande perigo em nossa peregrinação e trazem prejuízo ao testemunho cristão.

Será que é possível cumprir o que exorta o apóstolo e evitar cair em tais buracos? No pedido que o salmista fez ao Senhor temos uma bela dica: “Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos” (Sl 119.19). Como viajante pela terra, o salmista entendia que necessitava dos mandamentos para ir bem em seu caminho. Essa compreensão fica ainda mais clara quando ele escreve mais à frente, no mesmo Salmo: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Sl 119.105).

Por mais que o caminho que estamos trilhando tenha os seus percalços e tentações, ele é bem sinalizado e cumpre a nós estar atentos à Lei do Senhor que indica como devemos andar e nos portar. A única forma de guardar puro o nosso caminho é observando-o segundo a Palavra santa e bendita do nosso Deus (cf. Sl 119.9).

Continuemos firmes na nossa jornada e, mesmo que não chova, nunca nos esqueçamos do aviso: “Cuidado com os buracos na pista.”

0 comentários: