09 novembro 2008

Consulte o manual

bible2 É comum vir nos produtos que compramos, principalmente nos eletroeletrônicos, uma etiqueta com a advertência: “Antes de utilizar o produto, consulte o manual.” Porém, há pessoas que, de fato, odeiam manuais e, ignorando qualquer recomendação, aventuram-se tentando descobrir como funciona o aparelho.

É bem verdade que muitos até obtêm algum êxito, apesar de muitas vezes não aproveitar todas as utilidades do equipamento, mas é também verdade que muitos já ficaram no prejuízo por tentar manipular um “estranho” sobre o qual pouco sabiam.

Os manuais vêm com os mínimos detalhes, a ponto de eu muitas vezes me perguntar o porquê da instrução: “Ligue o aparelho”. Para mim é algo óbvio, mas descobri em histórias de que tomei conhecimento que para muitos não é assim tão óbvio.

A verdade nisso tudo é que ninguém melhor do que o fabricante para ensinar a manusear o produto.

O homem também foi “fabricado” ou, usando a linguagem bíblica, criado, à imagem e semelhança do próprio Criador. Após ter criado nossos primeiros pais, o Senhor Deus tratou de instruí-los em como deveriam agir. A primeira voz ouvida por eles foi a de seu Criador, ensinando como eles deveriam “funcionar”.

A despeito de conhecer o manual, o primeiro casal resolveu dar ouvidos à voz daquele que não queria saber das instruções do Criador, antes, intentava destruir o que fora criado. O pecado entrou assim no mundo, levando o homem ao estado de miséria e separação do Senhor.

O benevolente Senhor, mesmo diante da rebeldia da criatura, fez promessas de redenção e, durante a história, inspirou homens para registrá-las de modo infalível e inerrante. Temos na Palavra infalível de Deus o manual de funcionamento do homem.

É na Bíblia que aprendemos como é consertado o “defeito” (leia-se pecado) que nos assola desde a desobediência de Adão (cf. Rm 5.1-21), e é nela também que entendemos que o que governa o nosso coração governará nossa vida (cf. Mt 6.21). Nas Escrituras temos instruções de como viver uma vida agradável a Deus e, conforme afirma Pedro, temos “todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (2 Pe 1.3).

É triste perceber que, como nossos primeiros pais, muitos continuam deixando de lado o manual e, como conseqüência, têm vivido de forma medíocre. O Senhor afirmou que veio para que tivéssemos vida em abundância e isso será realidade a partir do momento em que dermos ouvidos à voz do Senhor e a colocarmos em prática com o auxílio do Espírito Santo.

Se você não sabe como ter alegria, não tem esperança, tem se deixado abater pelas circunstâncias, tem vivido ansioso e não tem vivido de modo agradável aos olhos de Deus honrando-o em seus pensamentos, palavras e ações, dê ouvidos à advertência: Consulte o manual e ponha-o em prática na sua vida.

0 comentários: