12 agosto 2008

149 anos da IPB, rumo ao sesquicentenário

Em 1855 registrou-se um reavivamento nos EUA, sobretudo em New Jersey. Influenciado pelo reavivamento, um jovem chamado Ashbel Green Simonton fez sua pública profissão de fé e pouco depois começou a cursar o seminário de Princenton.

No dia 14 de outubro, um sermão do Dr. Charles Hodge pregado no seminário acendeu em seu coração o desejo de ir para um campo missionário. Três anos depois, Simonton apresentou-se como candidato à Junta de Missões Estrangeiras da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, citando o Brasil como campo de sua preferência.

Após concluir os estudos, Simonton foi ordenado e dois meses depois embarcou para o Brasil, aportando no Rio de Janeiro em 12 de Agosto de 1859. O primeiro culto dirigido em português foi em abril de 1860 e, apesar de os primeiros conversos terem sido recebidos somente em 1862, o aniversário da IPB é comemorado na data em que chegou o primeiro missionário.

Simonton morreu em 1867, com 38 anos, vítima da febre amarela. Foram apenas 8 anos de trabalho em solo brasileiro, mas nesse breve período ele organizou a primeira igreja no Rio de Janeiro (1862), fundou (auxiliado por alguns colegas) o primeiro periódico evangélico do país (Imprensa Evangélica, 1864), criou o Presbitério do Rio de Janeiro (1865) e organizou um seminário (1867).

Outros homens importantes nos primórdios de nossa igreja foram: Alexander L. Blackford (cunhado de Simonton), Francis J. C. Schneider, George W. Chamberlain, além do notável José Manoel da Conceição, um ex-sacerdote católico romano que foi o primeiro brasileiro a ser ordenado pastor.

Em 1888 foi organizado o Sínodo da Igreja Presbiteriana do Brasil, que se tornou autônoma, desligando-se das igrejas-mães norte-americanas.

Muitos foram aqueles que lutaram pela nossa igreja. Temos uma história rica e abençoada. Somos testemunhas de que, apesar das lutas e dificuldades, o Senhor da seara tem sido conosco. Podemos então dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor!”

Hoje completamos 149 anos de bênçãos e somos os responsáveis por preservar a grande herança reformada que chegou até nós.

Glórias a Deus pela nossa amada Igreja Presbiteriana do Brasil e que venha o sesquicentenário.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito clara e sintética o relato do amado, a respeito da chegada da Igreja Presbiteriana no Brasil. Contudo, seu artigo enriqueceria, ainda mais, aos visitantes do blog, se aqui tivéssemos os dados atuais da IPB.
Parabéns e um abraço do vosso conservo.
Rev. Divino J Camargo

Milton Jr. disse...

Rev. Divino,
Muito obrigado pela visita e pelo "toque".

Para os visitantes que querem saber mais sobre a IPB e como estamos hoje, segue o link da IPB: www.ipb.org.br

grande abraço,

Milton Jr.