31 outubro 2008

E viva a Reforma!

lutero95tesis “Mas o justo viverá pela fé.” Esse texto falou profundamente ao coração de Martinho Lutero enquanto lia a Epístola de Paulo aos Romanos, em fins do ano de 1512 e início de 1513.

Lutero, que havia se tornado monge em 1507 e doutor em teologia em 1512, confessou mais tarde que, nesse tempo, ainda era ignorante do Evangelho. Enquanto estudava no mosteiro ele sustentou consigo mesmo uma grande batalha espiritual. Tinha ido ao mosteiro à procura de salvação, mas não encontrou a paz e a segurança de quem está no caminho de Deus.

Estudando a epístola aos Romanos, vislumbrou a verdade que vinha buscando há muito tempo: que a salvação lhe pertencia simplesmente pela confiança, pela fé em Deus, por intermédio de Jesus Cristo, e não por qualquer obra que ele próprio realizasse.

Lutero avançou mais nas leituras e ficou cada vez mais convicto da sua mensagem: que Deus salva os pecadores mediante a fé no seu amor revelado em Cristo. Permaneceu por mais de 4 anos trabalhando em Wittemberg sem romper com a igreja, até que, em 1517, apareceu numa localidade próxima dali um homem chamado Tetzel, enviado pelo bispo para vender indulgências. Isso chegou ao conhecimento de Lutero, que decidiu enfrentar tão grande erro e abuso.

No século XVI, era costume colocar em lugares públicos a defesa ou ataque de certas opiniões. Esses escritos eram chamados “teses”, nos quais se debatiam as idéias e se convidavam todos os interessados para o debate.

No dia 31 de outubro de 1517, 491 anos atrás, Lutero afixou nas portas da Igreja do Castelo na cidade de Wittemberg suas 95 teses que tratavam das indulgências. Era véspera do dia de Todos os Santos, data em que uma enorme multidão comparecia à igreja. As teses negavam o pretenso poder de a Igreja ser mediadora entre o homem e Deus e de conferir perdão aos pecadores.

É bem verdade que ninguém apareceu para discutir com Lutero, porém, no prazo de duas semanas, toda a Alemanha tinha conhecimento das teses. Elas foram o impulso para que Lutero fosse considerado herege e excomungado pela igreja dando origem ao movimento conhecido como Reforma Protestante.

Louvemos a Deus pela vida do ilustre reformador e tenhamos em nossas vidas a mesma coragem de lutar pela verdade do Evangelho.

0 comentários: