12 junho 2008

O senhorio do Salvador

Há um pensamento corrente que afirma que uma pessoa pode ter a Jesus como Salvador e não tê-lo como Senhor. Será que esta é uma idéia que pode ser sustentada biblicamente? A epístola de Paulo aos Romanos nos ajuda a descobrir.

Nessa carta ele discorre, entre outros assuntos, sobre a questão da lei e sua relação com a salvação. Muitos judeus achavam que seriam salvos pelos seus próprios méritos ao cumprir a lei. Entendiam que o fato de ter nascido em Israel já era uma garantia para a salvação, pois faziam parte do povo pactual.

Por causa desse pensamento, Paulo afirma que ninguém seria justificado por obras da lei e que a Lei foi dada para que o homem entendesse plenamente a sua situação de pecador e de culpa diante de Deus (cf. Rm 3.19-20).

Paulo enfatiza essa questão da condenação da lei para ensinar que a salvação é obtida pela graça e não por méritos. A lei mostra quão pecador é o homem e quão desesperadamente ele precisa da graça do Senhor. O resultado da acusação da lei é a glória de Deus e a constatação da grandeza de sua graça.

No capítulo 6.14, Paulo menciona um resultado prático da salvação: “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei e sim da graça.”

Antecipando um possível questionamento do tipo: “Então podemos pecar à vontade pois, quanto mais pecarmos, mais a graça se manifestará?”, o apóstolo pergunta no versículo 15: “E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei e sim da graça? – e mais que depressa responde – De modo nenhum!”, e continua ensinando algumas verdades importantes do verso 16 ao 23:

1. O homem sempre está servindo a alguém ou alguma coisa – v. 16: “Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?”

2. Deus, pela sua graça, liberta o homem da escravidão do pecado e o faz escravo da justiça – vv. 17,18: “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.”

3. Aqueles que são salvos têm de buscar uma vida santa diante de Deus – v. 19: “Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.”

4. Aqueles que são servos de Deus frutificam e têm a vida eterna – vv. 22 e 23b: “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; – mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”

5. Quem é servo do pecado está perdido e condenado à morte eterna – vv. 21 e 23a: “Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. porque o salário do pecado é a morte.”

Diante de tudo isso, fica claro que não há lugar para o entendimento de ter a Cristo como Salvador e não tê-lo como Senhor. Não há como sustentar isso biblicamente. Aqueles que dizem ser salvos, mas não obedecem a Cristo, estão se enganando.

Em Cristo Jesus somos libertos da servidão ao pecado e ao mesmo tempo somos feitos seus servos ou, literalmente, escravos. Servimos ao Senhor e devemos, por isso, buscar uma vida santa diante dele. Ser servo de Deus implica frutos. Jesus foi enfático ao ensinar que pelos frutos conhecemos a árvore.

Que o nosso Salvador, que é Senhor, nos faça permanecer em sua presença, obedecendo à sua lei e santificando-nos para ele mesmo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso e abençoado blog e todo seu conteúdo!

Continue na abundante Graça do Senhor!!!

Anônimo disse...

Chegou em uma boa hora esta palavra,sou um pastor presbiteriano na atual situacao "sem campo", ainda bem que nao é sem vocacao...
Mas como pecador que sou , preocupado, obrigado por esta palavra, e por favor ore por mim
REv ricardo merguerditchian
prmergue@hotmail.com

Milton Jr. disse...

Caríssimo Rev. Ricardo,
bom receber sua visita no blog. Certamente o Senhor da Seara tem algo preparado para a sua vida. O Deus que vocaciona é o mesmo que abre as portas para o trabalho.
grande abraço.