08 junho 2008

É possível ter alegria?

Todo ser humano busca alegria. No entanto, as dificuldades, os problemas, as adversidades da vida muitas vezes levam os homens a questionar se é possível ter essa alegria.

No Salmo 16 encontramos uma boa resposta. Davi canta: “Na tua presença há plenitude de alegria” (Sl 16.11). A plenitude da alegria é encontrada na presença do Senhor, portanto, somente aqueles que já foram salvos por ele podem desfrutá-la.

Desejar uma vida alegre não é errado. O problema surge quando a alegria é procurada na fonte errada.

À parte do Senhor, o homem pode até ter momentos alegres, mas que não perdurarão. Durarão enquanto durar o relacionamento amoroso, o jogo de futebol, o show daquele cantor que está fazendo o maior sucesso.

Infelizmente, muitos cristãos deixam de buscar a alegria no Senhor para buscá-la em todas essas coisas. Não quero insinuar que elas sejam erradas em si e que um cristão não tenha direito a elas. O problema está em achar que essas coisas podem produzir a alegria plena que só é encontrada no Senhor.

Pensando nisso, me vem à mente o texto de Jeremias 2.13: “Porque dois males cometeu o meu povo; a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.”

Aqueles que servem ao Senhor têm a fonte de alegria. Ela não é uma alegria circunstancial, mas é fruto de um relacionamento íntimo com Cristo Jesus.

Dessa forma, ainda que as circunstâncias sejam adversas, as dificuldades nos sobrevenham, as lutas sejam acirradas, podemos fazer coro com o apóstolo Paulo: “Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece(Fp 4.10-13).

0 comentários: