22 maio 2018

Santifica-os na verdade

luciano-pires-ponto-de-vista“Depende do ponto de vista!”

Essa é a frase que, muitas vezes, ouvimos quando discutimos algum assunto em nossos dias, fruto do pensamento pós-moderno, que abriu mão dos absolutos e encara todas as coisas como relativas. “Tudo é relativo”, dizem alguns.

Desse modo, temos a verdade de fulano, a de beltrano e tantas mais verdades quanto forem necessárias.

Necessárias a quê? Necessárias à circunstância em que estamos vivendo. A melhor “verdade” é aquela que apóia a minha prática, o meu pensamento.

O interessante (e triste) é que esse pensamento influenciou até o mundo da fantasia. Por exemplo, aqueles que assistiam aos antigos filmes do Zorro são testemunhas de que ele era um grande herói quando estava mascarado, e um cidadão respeitado na sociedade (Dom Diego) quando estava sem a máscara. Ele era bom, com e sem a máscara.

No filme exibido em 1998, a história já é outra. Com a máscara, Zorro é um herói pronto a defender a causa dos necessitados, mas, sem a máscara, ele é um ladrão. Perguntamos então: Ele é bom ou mau? “Depende do ponto de vista...”, seria a resposta.

Fico a pensar numa das frases ditas por Jesus na oração sacerdotal: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). Para Jesus, a verdade absoluta é a Palavra de Deus, e nela temos A Verdade e não “pontos de vista”. John MacArthur oferece uma boa definição de verdade sem seu livro A guerra pela verdade: “a verdade é aquilo que é consistente com a mente, a vontade, o caráter, a glória e o ser de Deus. Sendo mais preciso: a verdade é a auto expressão de Deus. Esse é o significado bíblica da verdade...”.

Não existe, portanto, a verdade da Igreja Presbiteriana, a verdade da igreja tal, a verdade daquela outra igreja. O que existe é a verdade bíblica, e esta deve ser buscada fielmente através do sério estudo das Escrituras a fim de sermos santificados por Deus. A Bíblia não tem vários significados, mas o significado pretendido pelo escritor de cada um de seus livros.

Infelizmente, a frase de Jesus cai muitas vezes em ouvidos que se fazem de surdos e que acabam achando que todos têm razão, afinal de contas, não importa em que cada um crê (depende do ponto de vista...), o que importa é ter Jesus. Será?

Um exemplo de como este raciocínio é equivocado está na imagem que ilustra este texto. O desenho usado para mostrar que a verdade é relativa só demonstra que um determinado ponto de vista tem a capacidade de torcer a verdade que, torcida, deixa de ser verdade e passa a ser mentira. Matematicamente todos sabem que seis não pode ser nove, nem vice-versa, logo, alguém está olhando “de cabeça para baixo”. Apesar da ilusão de saber a verdade, quem está olhando do lado errado somente faz da mentira a “sua” verdade, mas isso não muda a realidade.

Que Deus nos ajude para que, iluminados pelo Espírito Santo, cheguemos ao pleno conhecimento da verdade: Jesus Cristo, que ao interceder pelos seus rogou ao Pai que os santificasse na verdade que é a sua Palavra.

Deus nos abençoe.

* Texto ampliado e republicado

0 comentários: