29 abril 2009

Orai sem cessar

oracao No capítulo 5 de sua epístola aos tessalonicenses, o apóstolo Paulo ordenou que aqueles irmãos orassem sem cessar (1 Ts 5.17). A oração é um meio importante de graça e, olhando para as Escrituras, percebemos que ela estava sempre presente na vida dos servos de Deus. O próprio Senhor Jesus estava sempre em oração e foi justamente depois de uma ocasião em que ele estava orando que um dos discípulos pediu que ele os ensinasse a orar. É na resposta de Jesus a esta questão que encontramos a “oração dominical” ou “oração do Senhor” (Lc 11.1-4).

Para muitos a oração tem poder em si mesma, e, por causa desse pensamento errôneo, é comum ouvirmos expressões como “a oração tem poder”, ou ainda, “muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder”. Biblicamente, não podemos afirmar que a oração tem poder. Poderoso é o Deus a quem oramos, e eficaz é a oração mediada pelo Senhor Jesus e pelo Espírito Santo. Se a oração não é mediada pelo Filho, não é ouvida pelo Pai.

O Catecismo Maior de Westminster, um dos símbolos de fé adotados pela nossa amada IPB, em resposta à pergunta 178 – O que é a oração? – traz um ensino precioso: “A oração é o oferecimento dos nossos desejos a Deus, em nome de Cristo e com o auxílio do seu Espírito, com a confissão de nossos pecados e um grato reconhecimento das suas misericórdias” (Sl 62.8; Sl 10.17; Rm 10.1; Jo 16.23,24; Rm 8.26; Dn 9.4-11; Sl 32.5,6; Fp 4.6).

Ainda no Catecismo Maior, aprendemos na pergunta 183: “Por quais pessoas devemos orar? – Resposta: Devemos orar por toda a Igreja de Cristo na terra, pelos magistrados e outras autoridades, por nós mesmos, pelos nossos irmãos e até pelos nossos inimigos, e pelos homens de todas as classes, pelos vivos e pelos que hão de nascer; porém, não devemos orar pelos mortos, nem por aqueles que se sabe terem cometido o pecado para a morte” (Ef 6.18; Sl 28.9; 1 Tm 2.1,2; 2 Ts 3.1; Cl 4.3; Gn 32.11; Tg 5.16; 2 Ts 1.11; Mt 5.44; 1 Tm 2.1; Jo 17.20; 2 Sm 12.22,23; Lc 16.25,26; Hb 9.27,28; 1 Jo 5.16).

Conscientes dessas verdades, devemos estar sempre diante do Senhor, individual e coletivamente, em oração certos de que o Senhor nos ouve, sem nunca perder de vista que oramos sempre em submissão ao Deus que tudo pode, mas que realiza todas as coisas segundo o seu próprio querer.

Quanto tempo temos dedicado à oração?

0 comentários: