17 janeiro 2009

Restaura a nossa sorte

torrente “Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes do Neguebe”, foi o pedido do escritor do Salmo 126 no versículo 4. Ele sabia que, por maiores que fossem as tribulações e as dificuldades, o Senhor era poderoso para mudar a sua sorte.

Mas de onde vinha essa confiança do salmista? Observando o versículo 1 temos a resposta. Ele tinha consciência de que o Senhor não muda e que continuava poderoso para fazer milagres. Ele lembra que o Senhor já havia livrado o povo do cativeiro e essa era a sua esperança, pois sabia que, do mesmo modo que Deus agiu no passado, poderia agir também em sua vida.

O salmista tinha ainda outra certeza. Além de ter consciência de que a restauração vem do Senhor, ele sabia também que tudo acontece no tempo de Deus. “Restaura... como as torrentes do Neguebe”. O Neguebe ficava ao sul do território de Israel, em uma região seca com vários leitos de rios secos. Sem ter uma data certa, o leito se enchia de água e a vegetação novamente florescia. O que o salmista está expressando ao fazer essa comparação é a total dependência da vontade de Deus. Ele sabe que a restauração virá, mas no tempo de Deus.

Observamos ainda no final do texto que o salmista, apesar das tribulações, continua a fazer a sua parte (Sl 126.5-6). Ele demonstra que tem certeza da ação de Deus, mas sabe que tem de fazer a sua parte e esperar a bênção do Senhor – “Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão” – ele confia no Senhor.

Em nossas vidas também devemos agir assim. Em meio a tribulações, devemos buscar a restauração da nossa sorte no Senhor, lembrando que o Deus que nos salvou é poderoso para mudar qualquer situação da nossa vida, mas isto no seu tempo. Também não podemos desanimar, devemos continuar a nossa luta diária, sabendo que o trabalho precede a benção de Deus.

Coloquemos a nossa vida diante do Senhor e confiemos em seu cuidado.

1 comentários:

Anônimo disse...

Sabemos que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do pedimos ou pensamos. Ele é o mesmo que fez marivilhas no passado e continua a operar! Que palavra de esperança! Deus pode restaurar!!! Esperemos o tempo do agir de Deus! Que Ele o abençoe ricamente e a toda a sua família!