27 setembro 2011

Mais um aniversário da IPBPC

Vivendo de modo digno

logo“Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo” (Fp 1.27).

Comemorar mais um ano de existência é muito bom! É maravilhoso saber que o Senhor tem nos guardado e nos sustentado como igreja, no decorrer dos anos. Nesses 17 anos não foram poucas as lutas e também não foram poucas as vitórias. Podemos estar bem convictos de que fomos plantados para testemunhar de Cristo ou, usando as palavras do apóstolo Pedro, para proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (cf. 1Pe 1.9).

A fim de cumprir a nossa vocação é necessário dar ouvidos à ordem do apóstolo Paulo, ou seja, devemos viver, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo Jesus. Quando Paulo escreveu essas palavras à igreja de Filipos, não deixou por conta dos filipenses a tarefa de descobrir como seria esse viver, antes, nos versículos seguintes, deixou bem claro o que queria ouvir a respeito daqueles irmãos e que certamente se aplica também a nós, como parte do povo escolhido do Senhor. Vejamos então no que consiste esse viver de modo digno:

1. Viver em unidade – Paulo afirma que os irmãos deveriam estar firmes em um só espírito, como uma só alma. A unidade da igreja é algo requerido pelo Senhor. Como família da fé, devemos nos esforçar para preservar a unidade do Espírito, como afirmou o mesmo apóstolo na carta aos Efésios (Ef 4.3).

Precisamos nos envolver com a vida dos irmãos, conhecer suas necessidades, saber de suas lutas e nos colocar lado a lado, servindo de suporte aos santos. A igreja de Cristo não pode estar unida somente durante o culto, mas viver dia a dia em comunhão uns com os outros.

2. Lutar pela fé – Viver do modo digno do evangelho consiste também em batalhar pela fé evangélica. Isso implica que não podemos nos calar, falando a tempo e fora de tempo (2Tm 4.2 – ARC), nem nos envergonhar do evangelho, tendo a mesma convicção de Paulo de que ele é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16).

Lutar pela fé implica também o conhecimento e prática da Palavra. Não podemos lutar por aquilo que não conhecemos e não vivemos na prática. Cabe a cada um de nós, portanto, conhecer muito bem a Escritura, meditando de dia e de noite (Js 1.8; Sl 1.2) a fim de fazer tudo conforme nela está escrito. Precisamos ter forme e sede da Palavra e aproveitar as oportunidades de estudo da Bíblia em conjunto com nossos irmãos.

3. Estar pronto a padecer por Cristo – Ao viver de modo digno do evangelho, muitas vezes enfrentaremos lutas e sofreremos. Mas Paulo afirma que isso é uma graça concedida. Cristo Jesus nunca prometeu uma vida sem dificuldades, antes, prometeu estar conosco todos os dias (Mt 28.20) e isso nos dá força na caminhada.

Quando escreveu a sua primeira carta, o apóstolo Pedro falou sobre o sofrimento da seguinte forma: “isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus. Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato diante de Deus (1Pe 2.20).

Devemos louvar a Deus por nossos 17 anos de existência e, ao mesmo tempo, rogar pelas suas misericórdias a fim de que continuemos a viver de modo digno do evangelho, unidos com os irmãos, lutando pela fé e preparados para, se necessário, sofrer por Cristo Jesus, nosso Redentor.

0 comentários: